Tarte Tatin de Pêra e Licor Beirão
Tarte Tatin de Pêra e Licor Beirão
A realidade é que esta receita do Jamie Oliver, originalmente leva Amaretto. Mas, como eu sou portuguesa, achei por bem alterar um pouco a coisa e criar a minha tarte tatin, com sabores bastante característicos do outono! E de Portugal! 🇵🇹
É muito fácil de fazer e rápida, sendo uma excelente alternativa de sobremesa quando existem visitas inesperadas e de última hora!
Não se esqueçam de acompanhar com uma bola de gelado, natas batidas, iogurte grego ou simplesmente com um chá!
Ahhh, e ainda morna de preferência!
•
A minha servi neste prato lindo da @a.loica.do.manel , que lhe conferiu ainda mais beleza, não acham? 🤍
Vamos à receita? 🍴
Ingredientes:
- 3 pêras rijas Conference (ou 5 pêras Rocha)
- 20ml de Licor Beirão
- 150gr de açúcar
- 50gr de manteiga sem sal Primor
- 1 vagem de baunilha cortada ao meio ou 1c. chá de extracto
- 2 folhas de louro secas
- 4 tiras de casca de laranja
- 1 punhado de amêndoas laminadas
- 1 massa folhada de compra
Preparação:
- Pré-aquecer o forno a 200º. Retirar a casca e o caroço às pêras, cortar umas ao meio e outras em quartos. Colocar numa taça e juntar o Licor Beirão. Reservar.
- Numa frigideira anti-aderente, que possa ir ao forno (a minha é de fazer a Paella), colocar o açúcar em todo o fundo de forma a criar uma "camada".
Quando começar a ficar caramelo dourado, adicionar a manteiga cortada em pedacinhos e deixar que derretam juntos, sem mexer, apenas abanando de vez em quando a frigideira.
- Ao fim de +/- 5 minutos e depois da mistura ter adquirido um tom dourado/castanho, juntar as sementes da baunilha e a própria vagem, as tiras da laranja e as folhas de louro. Juntar as pêras, com cuidado, e a amêndoa laminada, deixar cozinhar por cerca de 5-6 minutos, de modo a amaciar as pêras e para que o sumo evapore.
- Retirar do lume, colocar a massa folhada por cima da mistura, com cuidado para não se queimar, empurrando os "rebordos" para baixo e para dentro (normalmente uso uma colher de pau para me auxiliar), de forma a criar uma "capa" e ficar tudo aconchegado por baixo da massa folhada.
- Levar ao forno por 20-25 minutos, até a massa estar bem dourada e cozida.
- Retirar do forno e aguardar +/- 15 minutos e desenformar para um prato fundo (não deixar arrefecer demasiado para não colar à frigideira). Fazer esta operação com cuidado, para não se queimar com o molho.
Caso fique algum molho na frigideira, coloque por cima da tarde e deixe arrefecer mais um pouco.
Agora é só aguentarem esses corações para não devorarem a tarte toda sozinhos! 💛
Comentários
Enviar um comentário